23.2.12

Consciência de massa

... não assisto TV, não leio jornal nem revistas, não uso o facebook, tampouco ouço rádio. meus amigos me chamam de alienada. antes fosse! infelizmente sei das mesmas coisas que todo mundo e nem fico entediada com frequência. indignados que ficam com minha "técnica de conhecimento" tratam logo de me por a par dos assuntos mais comentados por aí. porém muitas vezes acontece da mesma noticia me ter sido reportada antes pelo frentista do posto de gasolina, pelo manobrista do supermercado ou por um diretor de arte de alguma agencia de publicidade famosa. para minha frustração a opinião de todos é sempre a mesma. como se tudo sempre fosse um fato isolado, único, um grande acontecimento. antes fosse! ninguém abre mão da noticia mas não vejo nenhum esforço individual em perceber se aquilo realmente lhe interessa, lhe aterroriza ou lhe alegra. tudo vem prontinho e seguimos com medo da chuva, da economia e até dos germes e bactérias, os inimigos invisíveis! divirto-me quando vejo as propagandas de inseticidas para as mamães executivas protegerem seus filhinhos limpando a casa rapidinho com um produto bacaninha que as livra da culpa de não estarem presente na educação dos seus queridinhos. como pudemos sobreviver tanto tempo com esses inimigos a solta? sem falar nos laxantes que prometem até o marido ideal. do cocô para o homem dos sonhos em 30 segundos, genial! e vende.
 Isso é a força da consciência de massa e  não se resume apenas a mídia mas devemos concordar que ela oferece tudo o que a maioria está querendo no momento pois ainda é muito fácil prever a reação de todos. importante notar que não é a mídia que nos influencia mas nós que criamos todo o conteúdo dela. quando tivermos a consciência de si ela deixa de existir.
portanto sigo no meu esforço individual voluntario e percebo que cada vez mais as palavras "isso não importa" fazem sentido, e assim continuo aprendendo a escolher dentre todas as coisas apenas aquilo que me interessa no momento. confesso que a noticia é muito mais interessante "atrasada", quando a maioria já é capaz de rir dela. ou de si mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário