9.3.12

O Homem Irracional

adorava dizer que devíamos aprender a viver em sociedade observando os animais e isso gerava enormes discussões com um namorado biólogo que tive há algum tempo atrás. adorava discussões! eu defendia a "tese" de que as chacinas, guerras e qualquer outra forma de destruição em massa nada mais são que a seleção natural. mas ele não era darwinista. nem eu! pelo menos não era assim que me intitulava. ele defendia que os humanos são superiores pois raciocinam, que estão além das leis da natureza. defendia também que eu era louca. você deve estar rindo pensando no seu colega de trabalho que justamente por não raciocinar, te dá tanto trabalho. e eu te digo, ele deve ser superior! mas era isso o que ele defendia e pronto. que as chacinas são uma questão cultural. o que dá na mesma. mas eu ainda penso que podemos tirar proveito do melhor de cada especie na questão "cultural". Gurdjieff  muito influenciado pela filosofia oriental, oriental que era, meio lá meio cá na Russia de sua época, percebeu que não existe especie nenhuma no planeta que se destrua mutuamente, na verdade ele dizia no Universo. claro que numa briga por uma fêmea ou território algum macho que não se submeta possa morrer pela "honra", mas se não morrer ele não volta lá com uma gang, hipnotizada por suas questões pessoais, para destruir toda uma especie.
na lei da natureza existem os predadores e tudo isso faz parte de um ecossistema que se auto-regula, inteligente que é. e nem raciocina! o homem acreditou não ter predadores e não se deu conta que o seu maior inimigo são suas próprias criações. as armas de fogo não foram criadas para matar leões, mesmo porque os leões nunca foram inimigos a altura de um "ser humano que raciocina".
mas onde será que esse ex-namorado viu tanta gente que raciocina? feliz ele e pobre de mim que só vejo gente que imita. imita os pais que imitaram os pais, que imitaram os pais e assim por diante. opa, diante não!
aquele sábio amigo sempre me diz, "vocês fazem sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes. isso sim é loucura"! pobre de mim que desisti da biologia para estudar a parte irracional do animal que raciocina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário