10.1.12

Quebra-cabeças

 Quem disse que a mente está só na cabeça?
Dr. Dan Siegel, um cientista neurobiologista americano muito ousado, percebeu que o termo "mente" não havia sido definido cientificamente, até então. Nem pelos filósofos da mente, nem pela psiquiatria, nem em lugar algum. A mente para ciência era reduzida apenas à atividade cerebral.
Ele a definiu então como "A mente é uma ação auto-organizadora, incorporada e relacional que regula o fluxo de energia e de informação". Ele não ousou apenas quando a define como "relacional" mas também por ter utilizado "energia" e "mente" na mesma sentença. O que ele quer provar cientificamente é que a mente não está restrita as fronteiras da pele. O que já é uma grande ofensa para os cientistas "cerebrais".
Gosto de pensar a mente como apenas um dos instrumentos que utilizamos para experimentar a vida. Isso eu aprendi com um grande amigo de muita experiencia e um generoso observador do comportamento humano que diz "as peças de um quebra-cabeças não precisam encaixar e formar uma unica e predeterminada figura. Ele pode ser do jeito que você quiser! Você deve ir além da mente". E diz mais "somos um corpo de consciência que utiliza energia para efetuar os processos".
Uma peça de cada vez e assim por diante...


www.drdansiegel.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário