30.5.12

você prefere normal ou especial?

é impossível não ver as manchetes das revistas dispostas estrategicamente para evitar o tédio quando na lenta fila do caixa do supermercado. dessa forma fico sabendo de tudo! superficialmente, é claro. a verdade é que tenho uma enorme preguiça de me "aprofundar" mas acontece que uma delas me chamou a atenção. era Julia Roberts, na capa de uma dessas revistas americanas, emoldurada por letrinhas miúdas que diziam coisas do tipo, "J.R abre o jogo para a revista tal" e depois, "...e nos fala como criar filhos normais"??!!
gente, ela sabe! - pensei ironicamente. dei muitas risadas com os pensamentos que invadiram minha mente naquele momento. queria ser a filha da dita cuja pra ter a honra de saber o que é ser normal. 
 tem chamado minha atenção a forma como se educam as crianças hoje em dia. estou naquela fase que quase todos os amigos já têm filhos e todos são deslumbrados com suas criações. mas percebo uma intensidade diferente. parece que não falam apenas de crianças e as vezes sinto que os pequenos pensam o mesmo! estamos vivendo numa época de uma sociedade voltada para o prazer, para o consumo e muitas possibilidades. numa época onde a responsabilidade pode ser transferida à uma instituição mediante pagamento, nos restando apenas a diversão. tão deslumbrados que estamos com tudo isso acabamos nos esquecendo que crianças, são ainda crianças! tudo aconteceu muito rápido para nós, mas é obvio que seu filho sabe como mexer no iPad. pra ele não é uma novidade diferente de quando vimos o Atari. mas a intensidade da resposta que esperamos deles me espanta. tratamo-os como genios estimulando-os para que cresçam cada vez mais rápido . crianças de 6 anos hoje têm mais horas de escola que seus pais. parece que gostamos de criança quando na verdade projetamos neles nossa ansiedade de ver logo o resultado da criação. meio uma vingança desmedida contra os próprios pais. "vou te mostrar o que é ser um bom pai"!  mas uma criança não pode se sentir especial apenas porque você gasta na melhor escola para um ser de 1 ano, nas festinhas, nas roupinhas, nos brinquedos, no carro que você se preocupou em comprar para ter mais segurança pra ele... no status que essa criança deve manter. ela não quer nada disso! tudo no mundo pra ela é novidade e gostoso desde que esteja com seus pais e que esses a amem. isso é normal para uma criança, todo o resto é especial apenas para o adulto. lembre-se que nossos pais não perderam a oportunidade de nos cobrar todo o investimento. e como vejo que não perdemos o habito de imitar, apenas mudamos os brinquedos, me assusto com o tamanho da responsabilidade dessas crianças.
 com certeza minha mãe não sabia o segredo da J.R e hoje vejo que evoluímos muito nos tratamentos moderninhos de diagnósticos de hiperatividade, ansiedade, insonia e depressão infantis. uma criança tão especial assim nenhum pai quer, não é? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário