3.4.12

para além de pai e mãe

"honrar pai e mãe".
 sou filha de pastor como Reich e Nietzsche. como eles desde a infância me pareceu muito difícil honrar esse mandamento, assim como todos os outros nove. na verdade esse mais serviu como motivo de revolta. para nós três, acredito. meu pai além de pastor era alcoolista e imagino que os pais dos meus mestres também não serviram apenas à deus.
 esse mandamento é profundamente impresso no nosso Ser. só ele desencadeia uma serie de eventos na memoria e uma imensa sensação de culpa. também nos remete a um sentimento piegas de gratidão.
no meu trabalho como acompanhante daqueles que buscam a si mesmo, esse mandamento manda!
nos aventuramos numa longa jornada até encontrarmos os verdadeiros pais, aqueles que nos deram a vida e também nos fizeram sofrer. buscamos loucamente o momento em que seremos capazes de superá-los. mas acontece que quando chegamos frente a frente com eles sentimos uma especie de crise de panico. nos perguntamos "será que era isso mesmo o que eu procurava"? "serei mesmo capaz de desistir dessa dramática auto-biografia"? pois é, para além de pai e mãe existe a liberdade. ah! como é fácil pensar que a desejamos. é como um cara que vive a vida toda na segurança de ser assalariado imaginando na sua falsa potencia que faria melhor sendo o dono da porra-toda, mas que apenas ao se aproximar de seu sonho percebe quanta responsabilidade esse feito demanda. tudo eu! pois é... para honrar pai e mãe os mandamentos são bem diferentes:
dependa de pai e mãe; deles depende sua própria existência.
distancie-se de pai e mãe;  veja-os como o são.
viva independente de pai e mãe; experimente tudo o que aprendeu com eles fazendo do seu jeito. não se iluda pensando que o que eles te ensinaram foram aquelas lições cheias de moral. na maioria das vezes o que eles nos ensinaram é justamente o que eles não nos deram.
honre seu pai e sua mãe;  pois agora você está pronto para aceitar as próprias falhas. sem sair pelo mundo achando que será  "tudo pra alguém" ou que "alguém será tudo pra você".
seja pai e mãe; para si mesmo. hummm! e aí vai reclamar de quem?
ser responsável por si mesmo é ser regido por leis universais e não mais por necessidades infantis. é prover a si mesmo e ser consciente disso. o verdadeiro livre-arbítrio é criar o próprio destino sem repetir as mesmas experiencias da infância. realmente fazer diferente! só aquele que tiver como meta ser o senhor de si mesmo, está disposto a  honrar pai e mãe.






2 comentários:

  1. Que bom que postou. Estava com saudades...Adoro ler o que você escreve. Veio à minha cabeça agora uma piada boba...você tem mais oito irmãos, nossa, quanta gente...rsrs.
    É engraçado como nos enganamos justamente por achar as pessoas que estão mais próximas desse encontro mais autônomo de si mesmo, o quão elas nos passam uma impressão de solidez, que nos convencemos a enxergar em alguém apenas padronizado como um filho único, cercado de amor. Engraçado esses pre-julgamentos que se formam. Você me conforta, a cada dia que passa. Não que a vida está sendo mais fácil, mas por eu estar disposto a aceitá-la, sem a maquiagem de uma suposta bondade que tem de prevalecer sobre um mal. Apenas o fato de aceita-la e aceitar-se. E aceitar nossos pais. A verdade, se é que ela existe, é que ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais...
    um grande beijo pra você!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ter pai e mãe e melhor ainda poder ser livre...o problema é qdo não temos pai e mãe e aí fica dificil ser livre...

    ResponderExcluir