4.4.12

prevendo o próprio futuro

falei da consciência de massa, de como somos previsíveis, que sentimos os mesmos medos, a mesma prisão-de-ventre criativa e assim por diante. mas previsíveis que somos podemos antever o futuro da massa. a falta de combustível nos impossibilitará de percorrer grandes distancias devido ao alto custo. passaremos então a consumir do mercadinho da esquina, a frequentar o restaurante do bairro e a trabalhar em casa. os home-offices serão obrigatórios. já deu pra sacar que o coeficiente de tédio da humanidade vai aumentar! papel moeda e moedas serão obsoletos. os anúncios de "não aceitamos cash" substituirão os adesivos das administradoras de cartões de credito nos estabelecimentos e assim por diante...
mas se olharmos para nós como indivíduos podemos prever nosso futuro também.
aquele sábio amigo meu diz que 85% das pessoas vivem a menos de 30 milhas de onde nasceram. na mesma cidade, com as mesmas pessoas... muitas vivem na casa onde nasceram ou seja, é bem fácil prever o futuro. o que acontece é que todos nós nos queixamos de tédio e esperamos secretamente que algo aconteça e transforme nossa vida por completo. ele diz que vivemos num túnel de probabilidades e não vivenciamos nossos potenciais. por isso somos presa fácil daqueles "capazes de ler o futuro". nos distraímos nesse túnel comprando um carro novo, um ipad, pensando que estamos mudando o destino. é impossível que uma grande mudança aconteça apenas por nos arriscarmos num produto novo do supermercado. que de novo nunca tem nada! e dá-lhe tédio! a vida então se passa entre promessas e frustrações, na ilusão que o desodorante realmente tenha 24 horas de ação.  Gurdjieff diz o mesmo de outra maneira.  para o ser sem consciência o mundo simplesmente acontece. a grande mentira é pensar que fazemos, quando simplesmente reagimos.
pois é, mas o "mago" prossegue e me pede para prever minha própria vida. ele diz, "comece pelo que fez ontem e veja o seu dia de hoje como resultado, da mesma forma será capaz de prever o amanhã". ele vai mais longe e me pede para prever um mês inteiro, um ano, cinco anos. foi assustador! ele diz que probabilidades são: acordar na mesma hora, vestir as mesmas roupas, dirigir para o mesmo lugar, comer as mesmas coisas... resultando num dia igual ao outro. diz ainda que por isso nos sentimos tão cansados e acordamos pensando na hora de dormir. mas diz também que sempre temos um responsável por tudo isso. que assim é mais fácil! mas toda essa conversa começou ao contrario, "você prefere estar no mesmo lugar, esperando as mesmas mudanças, vivendo os mesmos conflitos, daqui a um ano"? Nããão!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário